sexta-feira, 15 de março de 2013

JOGOS ELETRÔNICOS AJUDAM NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS E JOVENS COM FIBROSE CÍSTICA.


Jogos de computador estão sendo desenvolvidos na University of Derby, Reino Unido, a fim de auxiliarem no tratamento de jovens e crianças que sofrem de fibrose cística, doença fatal hereditária que afeta os orgãos internos, principalmente, os do sistema digestório e pulmões, entupindo-os com um espesso muco, dificultando a respiração e a digestão de alimentos. 50% das pessoas que sofrem da doença não ultrapassam os trinta anos. No Reino Unido, há 9 mil pessoas afetadas.
Quatro protótipos de jogos de computador foram desenvolvidos pelos especialistas universitários para otimizar as atividades dificeis que são realizadas diariamente pelos jovens e crianças para expelir o muco dos pulmões, além de auxiliar no monitoramento da eficiência desses órgãos.
David Day com filha Alicia (à frente), de quatro anos, e o colega Andreas Oikonomou com o protótipo

Segundo o professor da faculdade de computação e matemática da University of Derby e pai de uma menina com fibrose cística, David Day, a fisioterapia regular utiliza o método de bater, levemente, as costas e o peito do paciente, de usar uma máscara de pressão expiatória positiva (PEP) que se adequa sobre o rosto, cujo papel é dificultar a respiração com o propósito de empurrar o muco dos pulmões e, enfim, expulsá-lo. Senão, esses órgãos tornam se mais doentes. "As crianças acham o tratamento PEP difícil, desagradável e chato, pode ser difícil de levá-las a fazê-lo." Diz David Day.
Os pesquisadores desenvolveram uma máscara que tem um dispositivo que converte em sinais eletrônicos a respiração da criança. Dessa maneira, elas podem controlar os personagens do jogo na tela do computador enquanto respiram de forma padrão.
A tecnologia é uma adaptação da técnica aplicada em pessoas paraplégicas para controlarem as cadeiras de rodas e outros dispositivos eletrônicos pelos tubos de respiração.
De acordo com o especialista em jogos de computador, Andreas Oikonomou, o consultor médico faz um mapa de eficiência dos pulmões do paciente a partir de registros do jogador sobre seu desempenho nas partidas.

  FONTE:

Foto: University of Derby

Nenhum comentário:

Postar um comentário