foto 1: Gemenacom/Foto Stock
|
Os jogos eletrônicos tem se tornado a maior indústria de entretenimento na atualidade, tendo grande influencia na economia, e influenciando em vários aspectos a sociedade. O mais surpreendente é a grande influência que os jogos têm em tratamentos de saúde. Muitas pesquisas tem mostrado esses benefícios."Estudos feitos com as modernas técnicas de tomografia mostram que o videogame ativa e exercita mais áreas do cérebro do que as outras atividades de lazer." (SOUZA,2006)
Segundo um estudo realizado por pesquisadores da University of Pádua , na Itália, que foi divulgado na revista especializada Current Biology, o jogo Rayman Raving Rabbids, que é um jogo de nitendo wii, do qual faz parte vários minigames, mostrou grande influencia no aumento da capacidade de leitura de crianças com dislexia, mesmo este jogo não possuindo conteúdo textual , nem componentes linguísticos, as crianças que fizeram parte desde estudo, passavam praticamente 80 minutos por dia jogando durante duas semanas, e o resultado foi bem superior ao conseguido com desenvolvimento da leitura espontânea ou tratamentos de leitura tradicionais.
foto 2: Rayman Raving Rabbids TV Party (wii) - UOL Jogos |
Ainda assim não se pode recomendar videogames para o tratamento da dislexia, como é dito por James Gee , um psicolinguista da Universidade do Estado do Arizona (EUA) e autor de vários livros sobre jogos de videogame e de aprendizagem, "A alegação de que eles ajudam as crianças disléxicas a ler é muito nova e vai contra a recente pesquisa sobre a dislexia, que é considerada um distúrbio fonológico que faz com que as crianças tenham dificuldade em ouvir as transições entre os sons na fala."
Contudo ainda há esperanças que os jogos sejam utilizados como tratamento desse distúrbio, visto que este estudo, abriu portas para novas pesquisas, e que pode ajudar na redução de sintomas da mesma, o que é mencionado pelo neurocientista cognitivo, Bruce McCandliss da Universidade de Vanderbilt, em Nashville (EUA) "Videogames de ação merecem uma análise como possíveis combatentes de dislexia."
foto1: Gemenacom/Foto Stock
foto2: http://br.bing.com/images/searchq=Rayman+Raving+Rabbids+imagens&qs=n&form=QBIR&pq=rayman+raving+rabbids+imagens&sc=0-22&sp=-1&sk=#view=detail&id=59EE399654FE85673B2BFE48DBE5A5BC55C718A8&selectedIndex=50Fonte: portalciencia.org/video-games-podem-virar-tratamento-para-dislexia-2/ acesso: 05/04/2013
Fonte: Isaude.net
http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/33916/geral/videogames-de-acao-aumentam-capacidade-de-leitura-de-criancas-com-dislexia
Nenhum comentário:
Postar um comentário