Os jogos eletrônicos apresentam múltiplas categorias e tipos, cada jogo apresenta características específicas, um elemento que seduza o usuário, um design e um universo de possibilidades. O mundo dos jogos chega a ser uma forma de chegarmos a objetivos que não conseguimos realizar na vida real, achamos até ser mais capazes nos jogos que na vida real. Há artigos, blogs, trabalhos acadêmicos, entre outros, mostram que os jogos causam problemas psicológicos como saliência, tolerância, modificação do humor, retrocesso, recaída, conflito, problemas de área social, etc. Mas, também há trabalhos que usam os jogos eletrônicos de forma positiva na educação, na saúde, etc.
Então, o que acham de usar os jogos para salvar o mundo? O que vou tratar agora é um trabalho de uma designer de jogos chamada Jane McGonigal, em uma palestra publicada no site TED.COM EM MARÇO DE 2010, Jane McGonigal: Jogando por um mundo melhor, ela mostra sua ideia de fazer com que seja fácil salvar o mundo na vida real como em salvar o mundo nos jogos on-line, e seu plano para isso acontecer é convencer mais pessoas a gastar mais tempo jogando jogos maiores e melhores. Atualmente, segundo Jane gastamos três bilhões de horas jogando jogos on-line por semana, de acordo com sua pesquisa seria preciso ser gasto vinte e uma bilhões de horas por semana para solucionar os problemas mais urgentes do mundo, parece até brincadeira, mas ela acredita muito em seu trabalho.
Analisando a foto de um jogador ela descreve as emoções que as pessoas sentem quando jogam, que são: senso de urgência, um pouco de medo, concentração intensa, foco, otimismo e surpresa. Estas emoções revelam que o jogador está a solucionar um problema muito dificil e prestes a conseguir uma vitória épica, como no jogo World of Warcraft que dá aos jogadores meios para salvarem o mundo, e incentivos para aprenderem hábitos de heróis.
Jane diz: E na vida real, quando enfrentamos o fracasso, quando nos deparamos com obstáculos...nós nos sentimos derrotados...nos sentimos ansiosos, talvez depressivos, frustrados ou pessimistas. Nós nunca sentimos isto quando estamos jogando.
As palavras dela são verdadeiras, pois quando somos derrotados nos jogos, nos empenhamos cada vez mais para vencer o obstáculo. Na vida real não é bem assim, principalmente por não ter em muitos casos outra chance para não cometer os mesmos erros. Em sua palestra ela coloca a seguinte pergunta "Como podemos pegar estes sentimentos que os jogos proporcionam e aplicá-los no mundo real?" e peço a você leitor(a) que responda essa pergunta e compartilhe sua experiência.
Jane fez três jogos para o inicio de sua idéia, os jogos mostram possíveis situações fictícias que o mundo pode sofrer, os jogos são: World Without Oil(Mundo sem petróleo) feito em 2007, Superstruct e Evoke. Para mais informações assista á Palestra completa no video abaixo, onde Jane McGonigal fala resumidamente dos três jogos que criou para salvar o mundo, entre outras curiosidades de sua ideia.
http://www.ted.com/talks/jane_mcgonigal_gaming_can_make_a_better_world.html
http://blog.salvesuafamilia.com.br/2013/01/transtorno-psiquiatrico-contemporaneo.html
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