A maioria
dos estudantes apresentam dificuldades em compreender alguns assuntos
relacionados à Geografia, isso talvez seja atribuído ao sistema educacional
tradicional, em que o aluno não é estimulado a pensar, mas apenas em absorver
os conteúdos expostos.
Crianças aprendendo com Game. fonte: enioaragon.wordpress.com |
Trabalhar os jogos eletrônicos até pouco
tempo era uma questão sem credibilidade, pois em torno deles giravam
comentários de que os mesmos eram viciantes, que instigavam a violência e a
desagregação entre os membros familiares. Hoje, esses jogos fazem parte
justamente da reunião de famílias, dos encontros com amigos e, além disso, é
notório o interesse de vários pesquisadores em trabalhar os games como ferramenta
no auxílio do professor na aprendizagem e ensino.
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Educar uma criança com a ajuda de jogos
eletrônicos se torna mais simples, pois eles são os primeiros contatos da
criança com o “mundo digital”. Esse contato proporciona a criação de aspectos
cognitivos, como a memória, a atenção, a criatividade, etc.
Nos dias de hoje, os alunos não se contentam
em entrar na sala de aula apenas para receber informações, passivamente. Eles
esperam um ensino que reflita a realidade de suas vidas. É neste sentido que o
professor deve possuir instrumentos variados na promoção da educação de
crianças, adolescentes e adultos.
Os jogos eletrônicos podem melhorar tanto a
compreensão do assunto quanto o crescimento e desenvolvimento da inteligência.
Mas, também, é necessário que seja levado em consideração que o jogo não assume
o papel do professor em ensinar o conteúdo, ele apenas tem o papel de auxiliar
o educador no processo de ensino.
Sendo assim, é possível encontrar diversos
jogos que podem ser o estopim para inserção de jogos eletrônicos na sala de
aula, dentre ele destacam-se:
1. Montando o
Brasil: Neste jogo o aluno tem o objetivo de montar o mapa do Brasil, com isso,
temos como perspectiva o desenvolvimento da noção de espaço e do conhecimento
dos estados brasileiros. Ele pode ser associado às seguintes temáticas
encontradas nos livros didáticos: a produção do espaço geográfico no Brasil;
expansão territorial; regionalização e planejamento regional; as geoeconomias
ou complexos regionais; desigualdades regionais e planejamento no Brasil.
2. Os
Gentílicos: Neste, o aluno tem como foco descobrir como se chama o indivíduo
nascido em um determinado lugar do país. Assim, ele terá o conhecimento dos
Estados e também de algumas cidades. Este game pode ser associado a temáticas
como: o turismo no Brasil; a distribuição geográfica da população brasileira; o
crescimento da população brasileira; o perfil demográfico brasileiro atual
(taxa de fecundidade e mortalidade por Estado); estrutura da população
brasileira (pirâmide etária) e o movimento migratório interno do país.
3. Os Blocos
Econômicos: Neste jogo, o aluno irá apontar os países que pertencem a cada
bloco econômico (MERCOSUL, União Europeia, entre outros). Podem-se associar a
este game as seguintes questões do livro didático: a nova ordem mundial e os
blocos econômicos; as organizações internacionais e regionais, entre outros.
4. Climas do
Brasil: Aqui, o aluno irá relacionar cada tipo de clima a sua descrição, este
jogo é ideal para compreender as características climáticas de cada região do
país. Tal game pode ser associado a temáticas como: a dinâmica do clima e a
circulação das massas de ar no Brasil; a classificação dos climas no Brasil e
outros aspectos como, por exemplo, os impactos ambientais e as alterações
climáticas.
5. A
Vegetação Brasileira: O aluno irá relacionar os tipos de vegetação com sua
descrição. Assim, ele terá conhecimento do tipo de vegetação de cada região.
Neste caso, o game pode ser associado à seguinte temática do livro didático: as
vegetações brasileiras e suas características e, além disso, o professor pode
fazer referência aos impactos ambientais.
6. Relevo: O
objetivo deste jogo é que, a partir da imagem e das informações exibidas, o
aluno possa ter conhecimento do agente modelador atuante. No livro didático,
tem-se temáticas como: tipos de relevo; agentes internos do relevo e formação
das paisagens (tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos ou terremotos); agentes
externos do relevo e formação das paisagens (ação dos seres vivos sobre o
relevo). Com isso, cabe ao professor relacionar o que contém no livro com o
game em pauta.
Estes jogos estam disponíveis no CD
disponível em www.sogeografia.com.br.
FONTE:
-PEREIRA, F. Lelos Faustino. AS NOVAS FORMAS
DE ENSINAR E APRENDER GEOGRAFIA: OS JOGOS ELETRONICOS COMO FERRAMENTA
METODOLÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Geosaberes, Fortaleza, v. 2, n. 3, p.
34-47, jan. / jul. 2011.
SITE: http://www.sogeografia.com.br/,
acessado e 03 de abril de 2013.
tal metodo tira do professor a figura ultrapassada do ensinar,como sendo o detentor do conhecimento e o coloca como um orientador, troca de experiencias entre aluno e professor, ensinar e aprender, sendo que estes mecanismos, o do mundo virtual, buscam aguçar a reflexão do aluno, e o meio em q vive, e os reflexos do aprender com o colocar em pratica, visualizando e aproximando a teoria da pratica.. a democratização do conhecimento esta na universalização do acesso ao mundo virtual...
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