quarta-feira, 3 de abril de 2013

JOGOS ELETRÔNICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

A maioria dos estudantes apresentam dificuldades em compreender alguns assuntos relacionados à Geografia, isso talvez seja atribuído ao sistema educacional tradicional, em que o aluno não é estimulado a pensar, mas apenas em absorver os conteúdos expostos.

Crianças aprendendo com Game. fonte: enioaragon.wordpress.com
Trabalhar os jogos eletrônicos até pouco tempo era uma questão sem credibilidade, pois em torno deles giravam comentários de que os mesmos eram viciantes, que instigavam a violência e a desagregação entre os membros familiares. Hoje, esses jogos fazem parte justamente da reunião de famílias, dos encontros com amigos e, além disso, é notório o interesse de vários pesquisadores em trabalhar os games como ferramenta no auxílio do professor na aprendizagem e ensino.
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Educar uma criança com a ajuda de jogos eletrônicos se torna mais simples, pois eles são os primeiros contatos da criança com o “mundo digital”. Esse contato proporciona a criação de aspectos cognitivos, como a memória, a atenção, a criatividade, etc.
Nos dias de hoje, os alunos não se contentam em entrar na sala de aula apenas para receber informações, passivamente. Eles esperam um ensino que reflita a realidade de suas vidas. É neste sentido que o professor deve possuir instrumentos variados na promoção da educação de crianças, adolescentes e adultos.
Os jogos eletrônicos podem melhorar tanto a compreensão do assunto quanto o crescimento e desenvolvimento da inteligência. Mas, também, é necessário que seja levado em consideração que o jogo não assume o papel do professor em ensinar o conteúdo, ele apenas tem o papel de auxiliar o educador no processo de ensino.
Sendo assim, é possível encontrar diversos jogos que podem ser o estopim para inserção de jogos eletrônicos na sala de aula, dentre ele destacam-se:
1.      Montando o Brasil: Neste jogo o aluno tem o objetivo de montar o mapa do Brasil, com isso, temos como perspectiva o desenvolvimento da noção de espaço e do conhecimento dos estados brasileiros. Ele pode ser associado às seguintes temáticas encontradas nos livros didáticos: a produção do espaço geográfico no Brasil; expansão territorial; regionalização e planejamento regional; as geoeconomias ou complexos regionais; desigualdades regionais e planejamento no Brasil.
2.      Os Gentílicos: Neste, o aluno tem como foco descobrir como se chama o indivíduo nascido em um determinado lugar do país. Assim, ele terá o conhecimento dos Estados e também de algumas cidades. Este game pode ser associado a temáticas como: o turismo no Brasil; a distribuição geográfica da população brasileira; o crescimento da população brasileira; o perfil demográfico brasileiro atual (taxa de fecundidade e mortalidade por Estado); estrutura da população brasileira (pirâmide etária) e o movimento migratório interno do país.
3.      Os Blocos Econômicos: Neste jogo, o aluno irá apontar os países que pertencem a cada bloco econômico (MERCOSUL, União Europeia, entre outros). Podem-se associar a este game as seguintes questões do livro didático: a nova ordem mundial e os blocos econômicos; as organizações internacionais e regionais, entre outros.
4.      Climas do Brasil: Aqui, o aluno irá relacionar cada tipo de clima a sua descrição, este jogo é ideal para compreender as características climáticas de cada região do país. Tal game pode ser associado a temáticas como: a dinâmica do clima e a circulação das massas de ar no Brasil; a classificação dos climas no Brasil e outros aspectos como, por exemplo, os impactos ambientais e as alterações climáticas.
5.       A Vegetação Brasileira: O aluno irá relacionar os tipos de vegetação com sua descrição. Assim, ele terá conhecimento do tipo de vegetação de cada região. Neste caso, o game pode ser associado à seguinte temática do livro didático: as vegetações brasileiras e suas características e, além disso, o professor pode fazer referência aos impactos ambientais.
6.      Relevo: O objetivo deste jogo é que, a partir da imagem e das informações exibidas, o aluno possa ter conhecimento do agente modelador atuante. No livro didático, tem-se temáticas como: tipos de relevo; agentes internos do relevo e formação das paisagens (tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos ou terremotos); agentes externos do relevo e formação das paisagens (ação dos seres vivos sobre o relevo). Com isso, cabe ao professor relacionar o que contém no livro com o game em pauta.
Estes jogos estam disponíveis no CD disponível em www.sogeografia.com.br.
FONTE:

-PEREIRA, F. Lelos Faustino. AS NOVAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER GEOGRAFIA: OS JOGOS ELETRONICOS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Geosaberes, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 34-47, jan. / jul. 2011.

SITE: http://www.sogeografia.com.br/, acessado e 03 de abril de 2013.

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Um comentário:

  1. tal metodo tira do professor a figura ultrapassada do ensinar,como sendo o detentor do conhecimento e o coloca como um orientador, troca de experiencias entre aluno e professor, ensinar e aprender, sendo que estes mecanismos, o do mundo virtual, buscam aguçar a reflexão do aluno, e o meio em q vive, e os reflexos do aprender com o colocar em pratica, visualizando e aproximando a teoria da pratica.. a democratização do conhecimento esta na universalização do acesso ao mundo virtual...

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